3 montanhas mais altas que o Monte Everest

3 montanhas mais altas que o Monte Everest

Redação Culturize-se | Fotos: divulgação; Reprdução/Wikipedia; Reprodução/ Guia de Viagens

Com 8.846 metros, o Monte Everest, localizado na cordilheira do Himalaia, entre o Nepal e a China, é considerado o pico mais alto da Terra. Mas dependendo da escala de medida adotada é possível desafiar essa convenção. A seguir, Culturize-se apresenta três concorrentes ao posto consensualmente atribuído ao Everest.

O ponto mais alto do vulcão adormecido Mauna Kea, no Havaí, definitivamente não é mais alto que o do Everest. Com 4.205 metros acima do nível do mar, é menos da metade da altura do Everest. Então, por que é um concorrente tão forte para o título de montanha mais alta? Tudo depende dessas três palavras simples: "acima do nível do mar."

Se você descartar a água que circunda o Mauna Kea e medir a montanha a partir de sua base subaquática - uma medição conhecida como "proeminência seca," ou a base sólida de todas as características - o Mauna Kea é mais alto que o Everest por quase 500 metros. Começando no ponto onde o Mauna Kea começa a subir da crosta circundante, a montanha tem uma altura total de cerca de 9.330 metros.

Se o Mauna Kea é apenas mais alto que o Everest por causa de uma tecnicalidade, então talvez o Olympus Mons tenha uma reivindicação melhor ao título. Também um vulcão adormecido, o Olympus Mons tem cerca de três vezes a altura do Monte Everest, e não há absolutamente nenhuma água do mar ao redor da base para confundir a definição de onde começamos a medir sua altura. Mas há uma pegadinha: o Olympus Mons está localizado em Marte.

O Olympus Mons não é apenas o maior vulcão adormecido em Marte, é o maior já encontrado em todo o sistema solar. Ele se eleva cerca de 13 milhas acima do terreno local e do datum geodésico de Marte (o equivalente local ao nível do mar), e mais de 16 milhas acima das planícies marcianas.

De volta à Terra, temos o Monte Chimborazo, no Equador. O Everest é definitivamente o pico mais alto da Terra, e o Mauna Kea é indiscutivelmente o mais alto - mas o Chimborazo é o mais proeminente, o que significa que ele se destaca mais longe do centro da Terra.

Como isso funciona? Tudo se deve ao formato da Terra. O próprio Chimborazo tem apenas 6.268 metros de altura, mas está muito próximo do equador. O planeta é moldado como uma bola ligeiramente achatada, mais larga ao redor do equador do que de cima para baixo, e isso faz com que o pico do Chimborazo seja o mais distante que você pode chegar fisicamente do núcleo da Terra enquanto ainda está conectado à crosta terrestre.

O Everest ainda é o mais distante que você pode chegar acima do nível do mar, mas isso porque o nível do mar também é afetado pelo equador protuberante.