10 filmes sobre inteligência artificial

Esses filmes  selecionados por Culturize-se  destacam diferentes aspectos da inteligência artificial, desde os dilemas éticos e existenciais até as implicações da IA no futuro da humanidade.

Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação

"Ex-Machina" (2014)

O longa de Alex Garland explora a criação de uma IA humanóide avançada, questionando a noção de consciência e livre arbítrio. A obra, indicada ao Oscar em múltiplas categorias, provoca reflexões a respeito da linha cada vez mais tênue entre humano e máquina.

"Blade Runner  - O Caçador de Andróides" (1982)

Nesta obra-prima cinematográfica, a IA é representada pelos replicantes, que são projetados com a mesma inteligência e emoções humanas. O filme levanta questões éticas profundas sobre a natureza da inteligência artificial e teoriza sobre a involução da humanidade diante da evolução tecnológica.

"Tron" (1982)

O ano e 1982 foi paradigmático para scifis que exploram o tema. Apesar de ser mais conhecido por seus efeitos visuais, "Tron" mostra um universo digital onde as IA's têm vida própria. Destaca questões de poder e controle tecnológico, e a luta por liberdade contra o domínio da IA.

"Matrix" (1999)

Há determinados cults que são obrigatórios em uma lista como essa. É o caso de "Matrix", que mergulha no conceito de uma realidade simulada, controlada por máquinas superinteligentes. A trama explora a capacidade das máquinas de emular a realidade e as implicações da humanidade se tornar escrava da tecnologia.

"Ela" (2013)

Situado em um futuro próximo, o longa de Spike Jonze  aborda a relação entre um homem solitário e o sistema operacional de seu computador, que ganha consciência e personalidade própria. O filme examina os limites e as complexidades das emoções humanas em relação à IA.

"A.I - Inteligência Artificial" (2001)

Dirigido por Steven Spielberg, a partir de um conceito de Stanley Kubrick, o filme narra a jornada de um robô chamado David, que busca se tornar um ser humano para obter afeição de sua dona. Aborda questões emocionais e éticas, explorando os limites da IA e sua relação com a humanidade, mas de uma perspectiva bastante inusitada.

"O Homem Bicentenário" (1999)

Baseado em uma história de Isaac Asimov, o filme que traz mais uma ótima atuação de Robin Williams conta a história de um robô chamado Andrew, que ao longo dos anos desenvolve sentimentos humanos e busca se tornar um indivíduo livre. Examina questões sobre a identidade e a busca pela autoconsciência.

"Transcendence: A Revolução" (2014)

Neste filme, um cientista se torna uma IA ao transferir sua consciência para o mundo digital. Aborda os avanços da tecnologia e a possível extensão da inteligência humana por meio da IA, suscitando debates sobre ética e a noção de humanidade.

"M3GAN" (2023)

O longa de terror mostra uma boneca dotada de IA que é vendida como a "melhor amiga" para meninas e a produção da Blumhouse, além de incrivelmente verossímil, suscita debates acerca dos limites de inserção de tecnologia na nossa rotina.

"Wall-E" (2008)

Embora seja uma animação, "WALL-E" traz uma mensagem poderosa sobre a coexistência da humanidade e máquinas. Com uma perspectiva futurística, aborda temas como sustentabilidade, dependência tecnológica e solidão em um mundo dominado pela IA.