O fenômeno Marília Mendonça e seu sucesso póstumo

Não é segredo para ninguém que, por onde passou, Marília Mendonça levantou uma horda de fãs e admiradores com suas letras inesquecíveis e sua voz inconfundível. Intitulada como Rainha da Sofrência desde que lançou um de seus primeiros sucessos, “Infiel”, a jovem nunca mais saiu do topo das paradas.

Infelizmente, Marília nos deixou há pouco mais de um ano, em um acidente aéreo, mas sua obra continua sendo apreciada Brasil afora, além de, claro, deixar uma marca permanente na história do “feminejo”, como é conhecido o sertanejo feminino no Brasil.

Muito antes de Marília sequer nascer, as Irmãs Galvão, Meire e Marilene, deram o pontapé inicial no feminejo com várias músicas, como Carinha de Anjo e Rincão Guarani, na década de 1950. Poucos anos antes, as Irmãs Castro lançaram o hit global Beijinho Doce, que caiu nas graças do público e até virou trilha sonora de Donatella e Flora, de A Favorita, da Globo.

MÚSICA - MARÍLIA MENDONÇA E ROBERTA MIRANDA - "OS TEMPOS MUDARAM"

A partir de 2009, Paula Fernandes chegou com Pássaro de Fogo, sua música mais tocada naquele ano. A mineira se tornou a artista sertaneja feminina mais comentada nos meses que sucederam o lançamento da canção, fazendo com que a música chegasse à 36ª posição na BR Hot 100 Airplay, da Billboard.Foi nessa época que Marília Mendonça começou a ser conhecida, internamente, no mundo sertanejo.

A goiana começou a carreira compondo diversas músicas para vários cantores sertanejos, em sua maioria homens, e que ficaram conhecidas pelo Brasil afora. Entre eles, a dupla Henrique e Juliano, que se tornaram amigos pessoais da cantora, e gravaram várias de suas composições, como A Flor e O Beija-Flor, e Cuida Bem Dela. Jorge e Mateus, Matheus e Kauan, Wesley Safadão e João Neto e Frederico são alguns dos cantores que gravaram canções escritas pela artista.

PLAYLIST COM 10 MÚSICAS COMPOSTAS POR MARÍLIA E CANTADAS POR OUTROS ARTISTAS

Já em 2015, Marília lançou seu primeiro EP, homônimo, e no ano seguinte, seu DVD. Infiel, uma das músicas de trabalho, chegou a ser uma das mais tocadas no Brasil e ganhou certificado de disco de diamante triplo, fazendo com que a cantora ganhasse visibilidade nacional.

Em março de 2017, já conhecida, Mendonça lançou seu segundo álbum, Realidade, que contou com uma das “sofrências” mais conhecidas do País, Amante Não Tem Lar. Além dessa, De Quem É a Culpa? também deu o título de Rainha da Sofrência para Marília, fazendo com que o sucesso alcançasse a 13ª posição no ranking mundial como a artista mais ouvida no YouTube.

PLAYLIST AS PATROAS

Em 2019, Marília Mendonça lançou o projeto Todos os Cantos, que consistiu em shows gratuitos por diversas capitais brasileiras, para que o público tivesse acesso às apresentações, e que ainda resultou em videoclipes como Ciumeira, Bem Pior Que Eu, Bebi Liguei, entre outros. Paralelo à isso, a sertaneja ainda lançou outro projeto, As Patroas, parceria de peso com as irmãs Maiara e Maraísa.

Juntas, as três lançaram singles como Esqueça-me Se For Capaz, Coração Bandido e Todo Mundo Menos Você, além de regravarem grandes sucessos sertanejos. Depois do furacão Marília, outras cantoras sertanejas despontaram suas carreiras. Lauana Prado, por exemplo, lançou um de seus maiores hits, Cobaia, em 2018. A canção, parceria com Maiara e Maraísa, alcançou cerca de 10 milhões de visualizações após dois meses de sua estreia nas paradas. 

LUIZA E MAURÍLIO FT MARÍLIA - "FURANDO O SINAL"

Luiza Martins, uma das melhores amigas de Marília, compartilhava os vocais com Maurílio, sua dupla. Infelizmente, pouco mais de um mês da morte da rainha da sofrência, o parceiro musical de Luiza faleceu, aos 28 anos, em decorrência de uma tromboembolismo pulmonar. Antes disso, a dupla chegou a gravar diversas músicas, uma delas, inclusive, com Marília.

Agora em carreira solo, Luiza nunca escondeu que, além de uma amiga muito próxima e querida, Mendonça também é uma de suas inspirações na música. Mesmo depois de um pouco mais de um ano, Marília ainda segue no top 3 das artistas mais ouvidas no Brasil. Ocupando o segundo lugar, a sertaneja só perde para Taylor Swift, que lançou o álbum Midnights recentemente.

PLAYLIST DECRETOS REAIS

O EP “Decretos Reais Vol. 1”, lançado após o falecimento da artista, entrou para a lista dos maiores lançamentos da história do Spotify Brasil. “Te amo Demais”, “Te Amo, O Que Mais Posso Dizer” e “Não Era Para Ser Assim” foram as maiores estreias da plataforma. No YouTube, o projeto soma mais de 90 milhões de visualizações e chegou ao número 1 dos vídeos em alta com “Te Amo Demais”.

 

Marília foi a única artista a ocupar as quatro primeiras posições do Top 50 Brasil do Spotify, com “Esqueça-me Se For Capaz”, “Todo Mundo Menos Você”, “Presepada” e “Vai Lá Em Casa Hoje”. Com 10 milhões de seguidores, Mendonça é a artista latina mais seguida na plataforma Deezer.

 

Depois de sua morte, nenhuma outra cantora ou dupla feminina chegou a ocupar seu lugar. Nos artistas brasileiros mais ouvidos, nomes como Henrique e Juliano e Anitta foram citados, mas o posto de rainha do feminejo continua sendo de Marília.

MÚSICA "LEÃO"

No ranking das Top 50 músicas mais ouvidas no Brasil, a cantora ocupa o primeiro lugar com uma versão ao vivo da música Leão, originalmente gravada com o rapper Xamã. A faixa, que acumula mais de 15 milhões de reproduções, e cerca de 20 milhões de reproduções no YouTube, inclusive, estará presente no terceiro volume de Decretos Reais, que ainda não foi lançado.

No Top 50 da Billboard, até o último dia 8 de janeiro, Mendonça chegou ao 12º lugar com o novo lançamento. Maiara e Maraisa, grandes amigas da cantora, alcançaram o 22º lugar, com A Culpa É Nossa. Já no Spotify, a dupla chegou ao 20º lugar com o novo lançamento. As irmãs lançaram o álbum Identidade e, por enquanto, este foi o único single que chegou às paradas.

 

Diferente de Esqueça-me Se For Capaz, já citado acima, que chegou à 8ª posição quase um ano atrás, em fevereiro de 2022. Por enquanto, as gêmeas são as únicas artistas do feminejo presentes nas paradas, o que diz muito sobre o quanto o sertanejo feminino perdeu com a partida de Marília. 

 

No entanto, não há motivos para tristeza porque sem música ninguém vai ficar. Luiza Martins, ex-dupla de Maurílio, já anunciou seu próximo lançamento. Ponto Final, parceria com Murilo Huff, ex-namorado de Marília, chegará às plataformas digitais no próximo dia 20 de janeiro. Será que o lugar da goiana no topo das paradas estará ameaçado? Nós achamos que não!

 

Marília Mendonça continua sendo a única artista a ser, por três vezes consecutivas, a mais ouvida do ano no Spotify Brasil (2019, 2020 e 2021), além de ter conquistado o primeiro lugar em 2022. Já na lista dos artistas brasileiros mais reproduzidos, ainda segundo a plataforma, Marília lidera, pelo terceiro ano consecutivo, o topo da lista, provando que uma vez coroada Rainha da Sofrência, jamais perderá a sua majestade.

Créditos