Ajudou a fundar as bases do cinema de gangster americano com obras atemporais como “Caminhos Perigosos” (1973), “Os Bons Companheiros” (1990), “Cassino” (1995), “Gangues de Nova York” (2002) e “Os Infiltrados” (2006).
Fez prolíferas parcerias com atores Robert De Niro ( 8 filmes) e Leonardo DiCaprio ( 5 filmes) Atualmente tem um contrato de quatro filmes com a AppleTV+. O primeiro deles, “Killers of the Flower Moon”, previsto para 2023, será o primeiro a reunir De Niro e DiCaprio, seus dois mais frequentes colaboradores na frente das câmeras, sob sua batuta.
Foi professor de Oliver Stone e Spike Lee na Universidade de Nova York É um notório ativista da preservação da memória do cinema e tem um instituto dedicado ao trabalho de preservar e recuperar raridades da 7ª arte Ostenta 14 indicações ao Oscar, sendo nove delas por direção. Venceu o prêmio em 2007 pela realização de “Os Infiltrados”. “O Lobo de Wall Street” (2013) é a maior bilheteria de sua carreira (US$ 390 milhões). “O Irlandês” (2019), com o custo de US$ 230 milhões, e lançado pela Netflix, é o mais caro de sua filmografia.
5 frases de Scorsese sobre seu ofício “Cinema é uma questão do que está no frame e do que não está” “Seu trabalho como cineasta é fazer com que a audiência se importe com suas obsessões” “Não importa para onde o cinema vá, mas não podemos perder de vista suas origens” “Mais de 90% de dirigir um filme é fazer escolhas de elenco acertadas” “Eu tenho o desejo de contar histórias e eu nunca estou plenamente satisfeito” Os filmes essenciais de Scorsese segundo a Academia de Artes e Ciências de Hollywood
“O homem vive e respira cinema”
Leonardo DiCaprio sobre o porquê de Martin Scorsese ser tão singular
Link do video : (50) Leonardo DiCaprio on working with Martin Scorsese, The Wolf of Wall
Street – YouTube
Vídeo recomendado por Culturize-se:
“Como Martin Scorsese captura autenticidade”
(50) How Martin Scorsese Captures Authenticity — Directing Styles Explained – YouTube