LINHA DO TEMPO APPLE
Com mais de 40 anos no mercado, a marca que revolucionou a tecnologia ainda tenta superar as inovações de seu criador, e busca novos caminhos para reinventar
A história de como a Apple surgiu já virou uma lenda, de tão comentada: na garagem da casa da família Jobs na Califórnia, o trio formado por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne desenvolveu o primeiro kit de computadores que dava início a uma nova era da tecnologia moderna.
O ano era 1976 e a garagem não passava de um “QG” do grupo, e não o berço de fabricação dos primeiros computadores da marca. Ainda assim, a jornada de um começo humilde, transformada em uma das empresas mais valiosas do mundo, é impressionante.
Por trás da mente de Jobs e Wozniak surgiram revoluções que transformaram a maneira como usamos a tecnologia até os dias de hoje.
Em 46 anos de existência, foram muitas as criações que tornaram a Apple Inc. uma marca admirada e desejada. E, se o período foi suficiente para revolucionar o mercado, também contou com falhas épicas, apostas equivocadas, uma pitada de polêmicas, e um futuro ainda por se desenhar.
A Apple foi oficialmente fundada em 1º de abril de 1976. Em julho, foi apresentado o primeiro computador da empresa, o Apple I, desenvolvido por Wozniak. Seu diferencial era a venda em formato de “kit”, ou seja, as peças chegavam e o usuário montava. Não era prático, e não foi um sucesso de vendas.
Wozniak desenvolveu uma nova versão do computador, desta vez com programas gráficos, e uma arquitetura aberta. Foi o primeiro sucesso da marca, aumentando as vendas em 533%.
No final dos anos 1970, a Apple abriu seu capital e iniciou os anos 1980 como líder na fabricação de computadores nos Estados Unidos.
ANOS 80
Os anos 80 foram um período de grandes acontecimentos para a Apple, incluindo grandes acertos e fracassos.
Em 1983 Jobs lançou o “Lisa”. Batizado com o nome de sua filha, tinha interface gráfica, e foi o primeiro computador a permitir interação com a máquina por meio de imagens ao invés de texto.
O projeto, porém, foi dominado por brigas, e Jobs foi afastado da Divisão Lisa antes de seu lançamento. Por conta do alto preço e softwares limitados, o Lisa foi um fracasso.
1984
Depois de ser dispensado da equipe do Lisa, Jobs entrou para a divisão que trabalhava no Macintosh, o primeiro Mac da Apple. Wozniak havia se afastado da empresa, e ele assumiu a produção do computador, dando nova cara para o projeto.
Ao mesmo tempo, a companhia trabalhava no Apple IIc, seu primeiro modelo portátil, mas que não tinha bateria e precisava de uma tomada para se manter ligado. O Apple IIc era o campeão de vendas, enquanto o Macintosh não animou tanto o público.
Apesar das baixas vendas do Macintosh, ambos lançamentos de 1984 podem ser considerados sucesso, já que se tornaram a raíz do que viriam a ser os Macs seguintes.
Porém, nem isso foi suficiente para manter Jobs na Apple. Com gastos excessivos em produtos com pouco retorno financeiro, ele acabou sendo demitido da própria empresa em 1985.
Apesar das baixas vendas do Macintosh, ambos lançamentos de 1984 podem ser considerados sucesso, já que se tornaram a raíz do que viriam a ser os Macs seguintes.
1985
Após divergências com o CEO John Sculley, Jobs saiu oficialmente da Apple em 85, levando consigo uma série de funcionários para fundar a NeXT. Ele também comprou a divisão gráfica da Lucasfilms, conhecida até então como The Graphics Group, e depois batizada de Pixar.
Wozniak também se afastou da companhia no mesmo ano, insatisfeito com o rumo que a empresa tomava.
O primeiro marasmo criativo da marca da maçã começa, e os anos seguintes contaram com poucas novidades, nenhuma delas um sucesso. pelos próximos cinco anos, a marca lançaria apenas atualizações de seus produtos já desenvolvidos, como o Macintosh.
O ano de 1989 terminou com o maior declínio de vendas da Apple, que chegou a ter uma redução de 20% no valor de suas ações no período
ANOS 90
No início da nova década, a Apple parecia dar sinais de melhora. Em 1991 foi lançado o PowerBook, modelo de notebook considerado o precursor das versões modernas. Desenvolvido em parceria com a Sony, foi um sucesso de vendas.
Nesse período, a companhia também começou a diversificar seu portfólio e, em uma série de tentativas, fracassou mais do que acertou.
ANOS 90
Além da galeria de pequenos fracassos, o maior de todos aconteceu em 1993, com o lançamento do Apple Newton. O conceito do equipamento era uma mistura de iPad e celular, um computador de bolso. A ideia era inovadora, mas a execução foi um fracasso.
O Newton era caro e tinha diversos problemas em sua utilização, especialmente no reconhecimento da escrita dos usuários. Virou motivo de piada, saiu do mercado e causou a demissão do CEO da época, John Sculley.
Depois de anos tentando atualizar e modernizar seu sistema operacional sem sucesso, em 1996 a Apple decide comprar a NeXT. Sim, a empresa que Steve Jobs fundou ao sair foi incorporada por USD 400 milhões, e Jobs finalmente retornou para a companhia.
O retorno de Jobs marca uma nova era na Apple. O próprio CEO chegou a declarar que sua saída fez bem para a carreira e vida pessoal, e ele retornou com novas propostas e foco nos computadores.
Em 1998, a Apple lança outro sucesso: o iMac seguido, um ano depois, pelo lançamento do iBook.
Com entrada USB e para disquetes menores, o computador foi um destaque também por ter todos os componentes em um só lugar. Além disso, o design moderno, com a estrutura transparente e colorida chamou a atenção. Em cinco meses, o iMac vendeu 800 mil unidades. Também tinha entrada para internet discada, e, como disse o próprio Jobs na época, “o iMac é o computador da era da internet para todos nós”.
Em 1999, o Napster chegou e revolucionou a forma como as pessoas escutavam música. O tempo dos CDs, discos e fita cassete ficou para trás, dando lugar ao MP3 e streaming de música.
A Apple entendeu o recado e logo embarcou nessa revolução. Em 2001, lançaram o iPod, o pequeno dispositivo que permitia armazenar músicas. Sucesso absoluto, o iPod foi descontinuado apenas em maio de 2022. Durante o período, estima-se que 450 milhões de unidades do produto, em suas diversas versões, tenham sido vendidos no mundo.
Seguindo a maré de inovações tecnológicas, a Apple abriu seu leque para além dos computadores, começando com o iPod, e seguindo para outros nichos de mercado que redefiniram a vida das pessoas ao longo dos anos 2000.
Apple Store (2001)
A companhia abriu suas primeiras lojas físicas na Califórnia, fortalecendo sua marca e sua presença no varejo
Mac OS X (2001)
Depois de tentativas e erros, a Apple assumiu a NeXT e criou um novo sistema operacional que é atualizado e utilizado até hoje, e serviu como ponto de partida para o iOS
iTunes Store (2003)
A marca aprimorou sua plataforma digital de música e passou a vender discos e singles diretamente para os dispositivos dos usuários
Mac OS X (2001)
Depois de tentativas e erros, a Apple assumiu a NeXT e criou um novo sistema operacional que é atualizado e utilizado até hoje, e serviu como ponto de partida para o iOS
iPhone (2007)
Dos grandes lançamentos da primeira década do Século XXI, o principal deles foi o iPhone. Deixando o nome “Apple Computer” para trás, a marca se tornou “Apple Inc.” e entrou no mercado de telefones celulares com um sistema próprio – o iOS, e um formato que conquistou os consumidores imediatamente. Saindo dos modelos tradicionais conhecidos na época com o visor e botões, o design do iPhone era completamente touch, com gráficos visuais mais avançados.
Hoje o aparelho já conta com diversas atualizações: ficou maior, menor, mais largo, mais pesado, mais leve, colorido e, em 2022, responde por 17,4% da participação no mercado global de smartphones (dados do terceiro semestre).
Em agosto de 2011, Jobs saiu oficialmente do posto de CEO da Apple, falecendo três meses depois devido a um câncer. Tim Cook assumiu oficialmente sua posição e os próximos anos trouxeram poucas inovações, apenas atualizações de seus sucessos, como novas versões do iPhone, iPad e iMac.
O início da era Cook foi de altos e baixos. O principal acerto foi o lançamento do sistema de voz Siri, em 2012. Já em 2014, a companhia se viu em meio a um grande flop envolvendo a banda irlandesa U2.
O grupo decidiu oferecer seu novo disco, “Songs of Innocence”, de graça no iTunes, e ele foi incorporado ao telefone e outros dispositivos Apple de todas as pessoas, mesmo quem não queria. O resultado foi muita reclamação de quem não tinha interesse nas músicas, mas teve que conviver com o álbum mesmo assim.
Ainda em 2014, a Apple fez seu primeiro lançamento de destaque na era Cook, com a chegada do Apple Watch. Com o intuito de torná-lo um acessório de desejo fashion, ele acabou ganhando destaque como aplicativo de saúde.
Em 2015, a companhia entrou em uma nova era da música com o lançamento da Apple Music. O streaming oficial da marca sofreu com altos e baixos no início, incluindo problemas com sua interface, e críticas de artistas como Taylor Swift, que optaram por não disponibilizar seus discos na plataforma, já que a Apple não pagaria royalties para os artistas envolvidos.
Em 2017 a marca lançou os AirPods, fones de ouvido wireless, que chegaram ao mercado junto com os modelos do iPhone X e 8. Também recebidos com opiniões mistas, eles eventualmente caíram no gosto do público e agora seguem recebendo atualizações.
Conhecida como uma das empresas mais inovadoras do mundo, a Apple é ambiciosa e, ao longo de sua história, buscou estar à frente no mercado tecnológico. Isso não significa que tudo tenha dado certo, e algumas empreitadas da companhia nunca conseguiram sair do papel.
AirPower
Em 2017 Tim Cook anunciou uma novidade que tinha tudo para conquistar os fãs da Apple: o AirPower. O carregador sem fio, porém, nunca chegou ao mercado e, em 2019, a companhia cancelou oficialmente o produto. Porém, há rumores de que a peça não esteja descartada, e segue em desenvolvimento para um lançamento futuro.
Apple Car
Nada em relação a esse projeto é oficial, mas desde 2014 há rumores que um projeto secreto, chamado Titan, esteja em desenvolvimento na Apple. Com a participação de engenheiros ex-Tesla, acredita-se que a companhia quer construir um carro elétrico ou até mesmo autônomo. Ainda assim, não há qualquer indicação de quando e se o carro um dia verá a luz do dia.
Conhecida como uma das empresas mais inovadoras do mundo, a Apple é ambiciosa e, ao longo de sua história, buscou estar à frente no mercado tecnológico. Isso não significa que tudo tenha dado certo, e algumas empreitadas da companhia nunca conseguiram sair do papel.
Telas dobráveis
Nesse caso, não seria nem uma inovação, já que concorrentes como a Samsung já tiveram sucesso com os telefones dobráveis, mas a Apple ainda deve fazer sua própria versão. Assim como o carro, nada foi anunciado oficialmente, mas rumores indicam que a empresa trabalha em telas dobráveis além do celular, incluindo iPad e Macbook com a tecnologia.
O atraso em se envolver nessa solução está rendendo até piadinhas. A Samsung lançou um anúncio tirando sarro da companhia por ainda não ter lançado nada dobrável:
Década de 2010
A Samsung pode fazer piada com o atraso da Apple em relação aos celulares dobráveis, mas no que diz respeito ao entretenimento, a companhia se apressou para competir com os streamings que, na última década, tomaram conta do mercado televisivo.
Anunciada em 2017, a Apple TV+ marcou o início da produção audiovisual para a companhia, o que tem se mostrado um sucesso nos últimos anos. Séries como “The Morning Show”, “Ted Lasso” e “Ruptura” se tornaram sucessos de público, crítica e premiações.
Anunciada em 2017, a Apple TV+ marcou o início da produção audiovisual para a companhia, o que tem se mostrado um sucesso nos últimos anos. Séries como “The Morning Show”, “Ted Lasso” e “Ruptura” se tornaram sucessos de público, crítica e premiações.
Nesse período, a companhia também começou a diversificar seu portfólio e, em uma série de tentativas, fracassou mais do que acertou.
Por mais de quatro décadas, a Apple foi responsável por importantes revoluções tecnológicas e estéticas. Manter o alto ritmo de lançamentos inovadores para sempre não parece viável, apesar dos esforços da empresa para se renovar.
Mas a companhia continua buscando novos caminhos e, para o futuro, deve seguir apostando em novas áreas.
Saúde
Em um relatório apresentado em julho, a companhia detalhou suas inovações para a área de saúde e bem-estar. O diretor de operações da marca, Jeff Williams, afirmou na ocasião que a Apple pretende continuar inovando em tecnologia baseada em ciência.
Realidade aumentada
Tim Cook já sinalizou em diversas entrevistas que a companhia apostará em realidade aumentada. Já houveram rumores do lançamento de óculos de RA, mas nada foi confirmado até agora. “Quando eu penso sobre isso (RA) em diferentes campos, seja na saúde, educação, jogos, varejo, eu já vejo a RA decolar em alguns destes setores pelo uso de um celular. E eu acho que a promessa é ainda maior para o futuro”, afirmou em uma entrevista de 2021.